MENU
As Propriedades Antimicrobianas do Cobre

Além da aplicação do cobre em tratamentos de saúde desde a antiguidade, o metal e suas ligas também possuem uma importante propriedade antimicrobiana, sendo mais eficientes que o aço inoxidável e a prata. Testes laboratoriais da EPA – Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos comprovaram que vários tipos de bactérias são mortas quando entram em contato com superfícies de ligas de cobre (latão, bronze e cobre-níquel).

Com base nessas pesquisas, a EPA concluiu que mais de 280 ligas com teor mínimo de cobre de 60%, se limpas regularmente e não revestidas, eliminam mais de 99,9% das bactérias causadoras de doenças no período de duas horas e que estes materiais sólidos podem ser usados em superfícies que são frequentemente tocadas, oferecendo uma segunda linha de defesa contra as bactérias.

cobre-antimicrobianas

Também foram realizados ensaios clínicos em hospitais nos Estados Unidos, Chile, Alemanha, Reino unido e Japão, onde superfícies de contato em ambientes de atendimento foram fabricadas com ligas de cobre antimicrobiano como porta-soro, ferragens de camas, mesas e portas, mobílias de quarto e banheiro, equipamentos médicos e outros itens próximos ao paciente. Nesses locais foi detectado que essas superfícies proporcionaram uma acentuada redução da contaminação microbiana, diminuindo também a possibilidade de infecções.

Para manter sua propriedade antimicrobiana, os produtos em cobre não devem ser pintados, envernizados, laqueados, encerados ou revestidos e, mesmo depois de repetidas abrasões feitas a seco ou com produto molhado, eles mantém as mesmas características, sem comprometer sua eficácia.

Veja a matéria sobre as Vantagens do Cobre

Unidade São Bernardo
Rua Zélia, 325, Assunção
São Bernardo do Campo, SP
09861-710
Tel (11) 2291-5355
Plantão Locação (11) 989 288 263
chama@aquecedoreschama.com.br