MENU
No mês da consciência ambiental, saiba mais sobre a participação dos aquecedores solares da Chama na economia sustentável

Dados importantes sobre o meio ambiente e o consumo de energia

Muito se observa que o consumo de energia vem crescendo ao longo dos últimos anos, o que, diante da preocupação ambiental e a busca pelo aproveito racional de nossos recursos, se tornou um dos desafios mais significativos para os próximos anos (até mesmo considerando os avanços não só tecnológicos, mas sociais, impactados pela Covid-19).

De acordo com estudo publicado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2018, a demanda global de energia deveria avançar em um terço em relação aos atuais até 2035, em razão do acelerado crescimento populacional nos países em desenvolvimento, a ampliação dos setores industriais, a mudança nos níveis de conforto e do tempo gasto nos interiores de edificações.

Com atualizações, só em 2020, o consumo residencial de energia cresceu com a aquisição de aparelhos eletrodomésticos e o isolamento social imposto pela pandemia do Covid-19. O segmento acumula alta de 3,3% de janeiro a setembro (2020) na comparação anual.

Acrescenta-se que dados divulgados pela Agência Internacional de Energia (IEA) apontam que, durante as últimas duas décadas, o consumo da energia primária cresceu cerca de 49% e a emissão de CO2, 43%, com um aumento anual entre 1,8% e 2%.

E claro, pensando em todas estas estatísticas e mudança de comportamento, é necessário que as soluções ou inovações sejam sustentáveis e de encontro com as demandas da sociedade.

Aquecedores solar Chama e a preservação do meio ambiente

Com todos estes índices que preocupam o futuro do planeta e consequentemente a sobrevivência das gerações futuras, enfatizamos a participação na construção de um ambiente sustentável para fazer parte de um sistema construtivo que promova alterações conscientes no entorno, atendendo necessidades de edificação, habitação e uso do homem moderno, preservando assim, o meio ambiente e seus recursos naturais.

De acordo com o conceito de sustentabilidade proposto pelo relatório Bruntland, da ONU: “Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações em satisfazer suas próprias necessidades”.

Entende-se que é neste contexto que precisamos agir e criar produtos inovadores que somem expectativas positivas no agora e futuro. Por isso, a partir dessa constante busca pela preservação e nossa incessante preocupação com o meio ambiente, incorporamos os aquecedores solares. É importante destacar que com o ávido desenvolvimento do planeta e alguns dos impactos negativos ambientais (como citamos anteriormente, o consumo de energia), a energia solar induz a manutenção dos recursos naturais de forma consciente.

Você sabia que o Sol é a fonte de energia mais poderosa que temos disponível?

Para se ter uma ideia, a cada hora, a quantidade de energia solar que atinge o nosso planeta seria suficiente para gerar energia e satisfazer as necessidades energéticas globais por um ano inteiro.

De acordo com estudos, economias em desenvolvimento, como o Brasil, projetam uma demanda crescente de eletricidade até 2050 e, portanto, uma necessidade de expansão da oferta.

E perseguindo ativamente essa mudança, os aquecedores solares surgem como uma opção funcional que tem impacto mínimo no meio ambiente.

Os aquecedores solares, funcionam por intermédio da instalação de coletores que absorvem a luz solar e a transformam em calor. Enquanto a água passa por essas placas (que são instaladas no telhado para exposição solar) ela é aquecida e levada para um tanque de acumulação.
 
Normalmente esse reservatório possui um sistema auxiliar de aquecimento a gás ou elétrico para que nos períodos de chuva não falte agua quente. Desta forma, os recursos naturais podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.

Já sabendo também que a eficiência energética é adotada por muitos países como um caminho para conter esse consumo e proporcionar um futuro de baixo consumo energético, a Chama Aquecedores também investe em projetos que visam a eficiência energética, auxiliando na manutenção dos recursos naturais

Aproveitando que estamos no Junho Verde (mês inteiro dedicado à sensibilização e conscientização ambiental), reforçamos a nossa participação na construção ativa por um mundo melhor com o desenvolvimento dos aquecedores solares, agregando responsabilidade social e consciência nos empreendimentos que adotam as soluções oferecidas pela Chama Aquecedores

Unidade Diadema
Rua Álvares Cabral, 279, Serraria
Diadema, SP
09981-030
Tel (11) 2291-5355
Plantão Locação (11) 989 288 263
chama@aquecedoreschama.com.br
Open chat
Precisa de Ajuda?