O sistema solar funciona através da captação da radiação solar e mesmo no inverno brasileiro há oferta suficiente para aquecer a água, apesar de haver uma perda de eficiência. Quando o tempo fica encoberto, os coletores conseguem ainda assim aquecer a água, pois o Sol consegue fornecer energia e as placas são construídas de tal forma que a absorção da radiação solar é maximizada.
O que é importante saber, é que nos dias mais frios, possivelmente a temperatura da água não atingirá a temperatura desejada por uma série de fatores tais como a temperatura inicial da água, a perda de calor para o ambiente, dentre outros. Nessa situação os aquecedores acionam um sistema complementar, podendo ser elétrico ou a gás, por exemplo, que faz com que a água atinja a temperatura desejada, permitindo que o usuário tenha sempre água quente.
Por isso, ressaltamos a importância de ter instalado um backup ao sistema solar para garantir que mesmo durante os dias mais frios do ano, haja água quente para atender a demanda. O sistema de aquecimento solar estará sempre operante ao longo de todo o ano, afinal de contas, há um constante fornecimento de radiação solar, no entanto, haverá uma variação da eficiência do mesmo com base nas condições climáticas.